quarta-feira, 18 de maio de 2011

Convento das Capuchinhas

Ano de Construção: 1681

  Lugar de Campo Galego, edificado pelos Franciscanos e dada a sua relação com a Ordem fundada por Santa Clara, o Convento e Igreja então edificados, deram corpo ao “Mosteiro de Madre Deus das Capuchinhas ou de Claristas Reformadas”.
  Dado o falecimento da última religiosa no ano de 1888, de acordo com a lei, foi extinto o Convento, do que na actualidade restam o claustro de estrutura “simples”.
  O Templo acabou por ser enriquecido com obra de restauro na década de quarenta do século XX, com a oferta de dois altares que eram da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha e que antes tinham sido do Convento de Santa Clara, cuja Imagem de Santa Clara foi também entregue para ali ser venerada, onde ainda hoje se encontra.
  A conversão deste convento em lar para jovens com poucos recursos económicos foi feita a partir de 1918, com a denominação de “Oficinas de S. José". Por volta de 1920, já no Convento foram criadas escolas de tipografia e encadernação e mais tarde de alfaiataria, tecelagem, serralharia e para consumo interno uma pequena escola agrícola, acabando por mais tarde ser criada uma escola de música, donde derivou uma “banda” muito admirada ao tempo pelos Vimaranenses, pelo seu sugestivo hino e pelo fardamento dos alunos executantes.
  Entretanto a denominação “Oficinas” de lugar a Centro Juvenil de São José que na actualidade desenvolve relevante acção social, tendo como objectivo primeiro «a educação e preparação profissional de jovens com vista à sua plena integração social».


Fonte: http://www.noticiasdeguimaraes.com/guimaraes-patrimonio-conventual/

Sem comentários:

Enviar um comentário